qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus". (Deuteronômio 22:5)
Baseado neste versículo, muitos pregadores têm dito que as mulheres não poderiam usar calças, pois esta seria um "traje" masculino.
O fato de fazer o uso de um versículo isolado, é o maio causador de erros de interpretação e de heresias. E é fazendo o uso de citações isoladas, que muitas seitas estão edificadas. No meio evangélico, isso deveria ser diferente, no entanto, para tentar impor uma vontade própria aos membros, tais líderes fazem o uso de citações isoladas, e que em seu contexto geral, teria outra interpretação, ou outras ordens.
Este é o caso da citação de Deuteronônio 22: Fazer o uso somente do versículo 05, é errado. Se quisermos trazer tal contexto para os dias de hoje, teremos que trazer também o contexto geral da passagem, que continua:
"Quando edificares uma casa nova, farás no teu telhado um parapeito, para que não
tragas sangue sobre a tua casa, se alguém dali cair". (Versículo 8)
Algum destes pregadores ensinam também esse versículo? Ora, ele vem logo depois do que fala sobre os trajes! Constroem eles parapeitos nas suas casas? Estão eles em pecado? Leia também o versículo 12:
"Porás franjas nos quatro cantos da tua manta, com que te cobrires". (Versículo 12)
Ôpa, mais um pecado! Onde estão as mantas destes pregadores? Estão eles sem santificação? Amados irmãos, todo aquele que estuda a Palavra de Deus com sinceridade descobre os erros, e por isso Jesus disse:
"Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus". (Mateus 22:29)
Não podemos concordar jamais com os liberalismos que existem por aí, e fazer a obra de Deus de qualquer maneira. Mas retirando as indecências que existem no mundo, não existe calça-comprida feminina e decente? Alias: Muito mais decente do que muitas saias!
Há calça-comprida feita exclusivamente para mulher. Ou seja, é calça de mulher, feita para mulher, logo não é "traje de homem". Do que adianta a mulher usar a saia, e usá-la justa demais ou curta? Não está a pessoa se vestindo pior do que a que usa uma calça-comprida decente?!
Será que esta "doutrina" prevalece em todos os lugares do mundo? Então vejamos: Em Moscou, capital da antiga União Soviética, a temperatura chega a -40 Graus abaixo de zero. Isso mesmo. Um frio tão grande que muitas pessoas morrem somente de frio. Será que alguma "irmã" usaria a saia em Moscou?
Se a calça-comprida é "traje de homem" seria inaceitável usá-la por debaixo da saia, devido ao frio. Ou vestiria o "pecado" por causa do frio?? A palavra santificação significa separação. A pessoa que se santifica, ela se separa do mundo e suas práticas pecaminosas. Se despoja do velho homem, que deseja o pecado, a prostituição, as bebedeiras, os vícios, as orgias, etc. O "velho homem" é o velho querer, as antigas vontades do pecado. Efésios 4:25-31 explica bem essa parte. Se você falava mal do seu próximo, não irá falar mais, pois você estará santificando os seus lábios.
"Irmãos, não faleis mal uns dos outros". (Tiago 4:11)
"Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim". (Atos 17:11)
Veja que bênção! Eles conferiam nas Escrituras tudo que era pregado, e aí sim aceitavam. E foram mais nobres que os de Tessalônica. Paulo e Silas não se sentiram ofendidos pelo fato deles conferirem com as Escrituras o que se pregava. Muito pelo contrário, era bom que eles conferissem mesmo, pois isso demonstrava uma busca sincera pela verdade. Quem busca o caminho da verdade é que busca conferir o que se diz. Quem quer viver no erro jamais vai se arriscar a verificar alguma coisa. O próprio Jesus ordenava "examinar" as Escrituras. (João 5:39)
Vestes: Um simbolo de santidade?
"Fugi dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas". (Marcos 12:38). E note que os escribas usavam vestes comprindas. A maioria das saias usadas hoje em dia não têm nada de compridas!
Claro que não estamos excluindo o fato de andar de forma diligente, não aprovamos a libertinagem, no entanto, concorde: Há saias muito mais sensuais e atraentes do que calças, ou você nunca presenciou isso em uma igreja "doutrinada"?
"Não julgueis pela aparência mas julgai segundo a reta justiça". (João 7:24)
O versículo acima recomenda o que este estudo pretende lhe explicar: a não julgar ninguém segundo a aparência. Os maiores enganos nas igrejas vem devido a este julgamento. E a isso a Bíblia adverte:
"Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz". (2 Coríntios 11:13,14)
"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens...Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos". (Mateus 23:4,5)
"E dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu.
Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde o dia todo". (Isaías 65:5)
Uma palavra a estes pseudos moralistas:
"Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo". (João 8:15)
E quanto aos brincos, aneis, correntes, etc? Deixemos a Bíblia responder:
Coloquei-te um pendente no nariz (ou testa, em outra versão),
arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça". Ezequiel 16:11,12
Vemos claramente que estes usos e costumes não eram empecilhos para a comunhão do povo com Deus. Muito pelo contrário, era determinação do próprio Senhor. A Biblia Sagrada, a Palavra de Deus, o livro que contém a verdadeira doutrina, nos ensina claramente a identificar o cristão, aquele é de Deus e aquele que não é de Deus:
Quem não pratica a justiça e não ama a seu irmão, não é de Deus".
(1 João 3:10)
"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem
os justifica. Quem os condenará?" (Romanos 8:33,34)
Quem vai te condenar irmã por você usar uma calça decente? É Deus quem te justifica!
E agora um ponto que vai doer na boca dos tais:
"Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua,
engana o seu coração, a sua religião é vã". (Tiago 1:26)
Hum! Doeu ai? Não vou comentar, pois: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros". (Tiago 4:11)
E quanto aos usos e costumes para os homens?
Bom, dai já vi de quase tudo:
Pastor que não pôde pregar pois não estava de gravata; obreiro que ficou no banco pois foi visto seu chapeu; e algumas heresias como: "servo de Deus não pode ser barbudo, tem que ter o rosto liso...".
A gravata: Será que estas "pastores" não sabem que tal objeto foi criado por um francês que era homossexual?! E mais: Foi feito em um país frio com o intuito de "esquentar", e no Brasil, país tropical, não teria a necessidade de fazer tal uso! E ainda: É um objeto de vaidade!
A barba: Há uma igreja grande e conhecida em todo o Brasil, a qual diz que o membros homens não podem ser barbudos, pois seria pecado. Agora, pergunto: Quem é que faz a barba crescer em mim todos os dias? E pior: Ainda proibem que as mulheres raspem as vossas pernas. Que horror! Imagine o que o seu marido vai encontrar? Uma mulher mais peluda do que ele em casa?
Agora irmãos que não concordam com os usos e costumes, é a sua vez de analisar a Bíblia, em versículos que já dizem tudo:
"...a fim de que tenhais que responder os que se gloriam na aparência , e não no coração".
(2 Coríntios 5:12b)
Você também deve estar preparado para responder aos que gloriam na aparência, em vestir-se de saias e terem um cabelão. Você está preparado para responder a estes, e aos sectários?
de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, e nada sabe”. (1 Timóteo 6:3)
Um exêmplo bíblico dos que viviam na doutrina dos homens está em Marcos 7:1-8. Veja o que Jesus disse nesta passagem:
conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes:
Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me
com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando
doutrinas que são preceitos de homens”.
Jesus chama de hipócritas, como já havia profetizado Isaías, aqueles que, ao invés de seguirem o mandamento de Deus, que está na Bíblia, seguem tradições, costumes impostos pelos homens. Aliás, se voce é um leitor assíduo das Escrituras, vai notar nos evangelhos, que os escribas, fariseus, hipócritas eram conhecidos pela roupa! Isso mesmo!!! Queriam sempre mostrar boa aparência exterior:
Jesus nunca se vestiu de maneira especial para mostrar que era o Filho de Deus. Para Judas o identificar dentre os outros, teve que lhe dar um beijo, senão os homens não saberiam qual era. Se Jesus usasse alguma roupa especial, diferente, Judas apenas diria:
“-Aquele que está com a roupa tal, da cor tal, etc...”
Mas não. Judas teve que dizer:
“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais
todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz
caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus;
e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus”.
"Não julgueis segundo a aparência, mas sim pela reta justiça". (João7:24)
“Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. E vestiu a Davi da sua própria
armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça”. 1 Samuel 17:38 e 39
Como é reconhecido o discípulo de Cristo?
“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos,
se tiverdes amor uns aos outros”.
Com isso, querido (a) leitor, abandone às doutrinas dos homens e viva segundo a reta justiça e santidade de Deus, aquela que não é segunda a aparência, mas que é reconhecida através do amor uns para com os outros.
0 comentários:
Postar um comentário